Se você estiver pensando em algum animal grande, esqueça! Veja, abaixo, de onde vem o perigo
02/05/2014 | 16:57 | 0 |
Nada de cobras, escorpiões, leões, ou da bela onça-pintada, típica da América do Sul. Nenhum outro bicho peçonhento ou qualquer fera que você possa imaginar merece estar no topo da lista dos que mais matam, no mundo, todos os anos. O ser mais letal da natureza, de acordo com uma pesquisa realizada e divulgada por Bill Gates, é o aparentemente inofensivo mosquito.
Parece exagero, mas o estudo comandado pelo "cara" da Microsoft (mas o que será que ele está fazendo pesquisando mosquitos?) faz sentido. Conforme mostrou, esses micro animais são responsáveis por 725 mil mortes, em média, por ano.
Nem o próprio ser humano foi páreo para esses números. De acordo com levantamento divulgado por Gates, as mortes causadas pelo homem, todos os anos, estão calculadas em uma média de 475 mil casos.
Segundo o estudo, o que faz dos mosquitos bichos tão letais são as doenças que eles podem transmitir. Dentre elas estão, por exemplo, a malária, que só em 2012 fez mais de 620 mil mortes e um total de, aproximadamente, 207 milhões de casos. Veja no mapa, as regiões que mais sofrem com a doença, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS):
Outra grande vilã, que tem o mosquito como agente transmissor, é a já conhecida e perigosa dengue. Presente em cerca de 100 países, incluindo o Brasil, a doença infecta de 50 milhões a 100 milhões de pessoas por ano e, não raro, pode conduzir à morte. Segundo a OMS, as regiões de vermelho, no mapa, são as que mais registram focos da endemia:
fonte : fatos deseconhecidos
Nenhum comentário:
Postar um comentário