Segundo a Bíblia, a chuva de sapos é uma das pragas do Egito, em relatos encontrados no livro do Êxodo. Embora seja mais fácil imaginar Deus enviando animais peçonhentos do céu, a ciência tem uma explicação bastante simples para uma das histórias mais impressionantes da Bíblia. O mais assustador é que a “chuva de sapos” pode acontecer perto de você a qualquer momento!
O fenômeno ocorre com uma simples soma de fatores: ventos fortes e animais leves. Ou seja, em uma tromba d`água – quando um redemoinho encontra a água – é possível que sapos também sejam levados pelos ares.
O processo todo ocorre da seguinte maneira: um pequeno tornado se forma sobre a água, gerando a chamada tromba d`água, que é formada por um sistema de alta pressão que precede grandes temporais.
Assim como em ciclones que se formam em terra, aqui, o centro dele é um túnel de baixa pressão, que fica dentro de um cone de alta pressão. É desta forma, que o ciclone consegue sugar objetos em seu caminho.
Fonte da imagem: Reprodução/BBC
Enquanto em terra, os tufões pegam carros e vacas, na água, são os sapos e rãs que acabam sugados pelo vortex, que continua levando os animais em seu trajeto. A chuva de sapos acontece exatamente quando o temporal atinge a terra. Com a mudança de terreno, a tromba d`água perde sua força e, consequentemente, a pressão também diminui, liberando os objetos que estavam dentro dela, incluindo, sapos.
A quantidade de sapos depende muito do tipo de tempestade e, principalmente, do local em que ela teve seu inicio. Existem registros de “chuvas de sapo” com milhares de animais, no entanto, é comum também observar “chuvas” de aranhas, pássaros e, principalmente, peixes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário